O uso da tecnologia para garantir saúde e bem-estar à população. Um dos maiores desafios do mundo atual está prestes a encontrar em Fortaleza uma ação inédita no país, ao mesmo tempo, inovadora e humanizada, com o lançamento do projeto “Saúde IA”. Usando de Inteligência Artificial e de técnicas seguras de abordagem e monitoramento, a proposta vai acompanhar um grupo de pacientes com diabetes tipo 1 da capital cearense e promover intervenções para garantir qualidade e atenção, além de acelerar atendimentos em caso de necessidade.
A iniciativa é resultado do Programa Regulatório Sandbox Fortaleza, lançado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura (Citinova). O projeto é desenvolvido pela Argos Agentes Inteligentes em parceria com a FUNRIO. Até o final de janeiro, esses pacientes utilizarão um sensor de medição de glicose com ligação direta com uma plataforma que emitirá alertas de intervenções conforme o que for medido, utilizando de inteligência artificial e com suporte médico em tempo real, tudo isso utilizando ações de bem-estar para gerar envolvimento e satisfação.
O objetivo do Saúde IA Fortaleza é poderoso: agir de forma rápida, precisa e preventiva no atendimento de doenças crônicas, a começar pelos diabéticos, hipertensos e cardiopatas, assegurando um atendimento individualizado e evitando internações muitas vezes desnecessárias, que geram custos à saúde pública.
Aos pacientes, o sensor indicará seu índice glicêmico em alertas ao longo do dia. Ao mesmo tempo, estará alimentando uma plataforma de acompanhamento pela equipe médica que definirá protocolos de resposta e gerar ações desde visitas das equipes de saúde da família até necessidade de intervenções via unidades de atendimento. Tudo isso com o suporte acadêmico e científico dos profissionais da FUNRIO.
Juntos, esses profissionais formarão uma rede de cuidado integrada, onde o olhar humano e a inteligência artificial trabalham lado a lado, otimizando tempo e recursos em saúde. Todos os dados e resultados colhidos serão analisados ao final do período de acompanhamento para futuras ampliações de ação em todo o país.